Seis dicas práticas para ajustar a rotina de sono na volta às aulas

As férias foram boas, sem correria de horarios marcados e ainda faltam mais alguns dias. Deu para descansar, sair da rotina e dar uma esticadinha no soninho. Maravilha!

Agora vem a parte não tão agradável das férias: a retomada da rotina normal. Conseguir que as crianças, que dormem e acordam tarde, voltem à sua rotina de dormir e acordar cedo. Aqui vão algumas dicas para lhe ajudar fazer essa transição mais amena.
Voltar à rotina de sono na volta das férias
1- Conversar com a criança sobre a mudança de rotina: Seria ideal começar essa mudança pelo menos uma semana antes da volta à rotina normal, mas nunca é tarde para preparar a criança e se preparar. Explique que as férias acabaram ou acabarão em breve e que todos voltarão às atividades normais, adultos ao trabalho e crianças à escola, e que, por tanto, todos deverão ajustar os horários de ir para cama, para descansar bem. Deixe claro qual será a hora dele ir dormir. Conte sobre as coisas legais que poderá fazer na escolinha, ver os amiguinhos novamente, abraçar às professoras, contar sobre suas férias para a turma, etc. Peça a colaboração da criança, para começar preparar o que usará no primeiro dia de aula, achar o uniforme da escolinha, a mochila, etc. Se for maior de três anos e já reconhece os dias da semana podem fazer uma contagem regressiva no calendário acompanhando os dias que faltam para voltar a ver os amiguinhos.

2- Começar regulando os horários de refeições: regule os horários de refeição e o intervalo entre grandes e pequenas refeiçoes, adaptando o tamanho e conteúdo das refeições. Almocem e jantem no horário certo. Se seu filho acorda às 10 hs tente manter o almoço e o jantar num horário regular, 11:30 -13 hs, para isso, ofereça um café da manhã mais enxuto, nutritivo e em quantidade suficiente para quebrar o jejum, mas não tão pesado para garantir que ele sinta fome na hora do almoço mesmo, por exemplo. Ofereça um bom lanche da tarde e capriche no jantar, se for preciso ofereça uma ceia antes de começar a rotina do sono. De preferência à oferta de alimentos de baixo índice glicêmico durante a tarde e noite, tais como cereais integrais, frutas e legumes, carnes magras, sementes, nozes e castanhas, etc. Eles ajudam a melhorar a qualidade do sono, já que liberam seus nutrientes de forma gradual no organismo, prolongando a sensação de satisfação.
3– Diminuir o consumo de açúcares durante o dia todo: regule a qualidade dos alimentos oferecidos. Controlando a quantidade e qualidade dos alimentos durante o dia você terá algum controle sobre o nível de energia que o organismo de seu filho manifestará. Nas férias é comum ceder a uma ou outra guloseima, uma sobremesa aqui, um bolinho lá, um sorvete ali, o que acaba deixando as crianças muito agitadas, cheias de energia para gastar e provavelmente mais irritáveis, por isso agora é preciso diminuir o consumo desses açúcares industrializados. Substituía as guloseimas por frutas frescas ou secas, mas mantenha o horário das refeições.

4- Diminuir a exposição aos eletrônicos: Limite o tempo de televisão, DVD, videogames, tablet e outros aparelhos eletrônicos. Tente retomar o ritmo de uso durante o tempo escolar, colocando regras claras para seu uso. A exposição aos eletrônicos deixa nossos cérebros superestimulados, nos deixando em um constante estado de alerta, o que dificulta a concentração e, é claro, dificulta conciliar o sono (mesmo estando exaustos). Substituía por idas ao parque, caminhada, andar de bicicleta, de patinete, piscina ou qualquer outra atividade física ao ar livre. Lembre-se que o sol é nosso amigo para regular o relógio biológico. Mas se o clima não ajuda, pode usar esse tempo para brincar juntos mesmo dentro de casa, de desenhar, fazer pic-nic na sala, cozinhar juntos, inventar uma pista de obstáculos maluca na sala de jantar, esconde-esconde, ou qualquer outra atividade que gaste energia. Veja essas dicas para controlar os eletrônicos.
5- Definir novamente o horário ideal para seu filho ir para cama e dormir. Tenha em mente a idade dele, pode ser que o horário do ano anterior já não seja mais aplicável porque agora seu filho é (e se sente) maior. É bem provável que nos primeiros dias ele leve mais tempo para conseguir conciliar o sono, é normal. Por isso, é preciso se planejar, fazer uma atividade bem enérgica logo após o lanche da tarde, mas abaixar o ritmo das brincadeiras pelo menos uma hora antes do horário que ele deveria estar dormido. Capriche na rotina relaxante antes da hora de dormir (banho, pijama, escovação, historinha, etc) e tenha paciência, pode lhe levar um bom tempo até conseguir finalmente seu filho adormecer. Mas calma, mantendo a rotina consistente esse tempo vai diminuir gradualmente até se normalizar.

6- Respeitar o novo horário de seu filho. Entre você também na adequação da rotina. É importante baixar o ritmo da casa toda para criar o ambiente propício para seu filho descansar. Nas primeiras noites ele pode experimentar um sono mais leve no começo da noite, e se tiver muito barulho e atividade na casa ele provavelmente irá acordar e se somar à festa. Indo dormir mais cedo ele irá acordar mais cedo também, e para estar bem disposta e acompanhar a energia de seu filho é bom também entrar no novo ritmo. Todos gostamos de aproveitar até o ultimo dia das férias para dormir mais, mas com crianças em casa é bom pensar duas vezes. O choro e a irritação ao mexer abruptamente na rotina de uma criança pode fazer não valer a pena um dia a mais de sonho comprido.

Se não deu tempo suficiente de readequar a rotina de sono e seu filho se mostra irritável durante o dia, calma, respire e tenha muita paciência. Se for preciso tirem uns minutos para uma soneca ou apenas para descansar, especialmente quando se mostrar mais irritado, essas dicas também lhe servirão para tentar diminuir o estresse, a sua rotina voltará ser normal em breve.

Fonte: https://maescomciencia.com/2018/01/22/seis-dicas-praticas-para-ajustar-a-rotina-de-sono-na-volta-das-ferias/

Deixe um comentário